Domingo, 24 de Maio de 2009
2.8. Balanço acerca do papel da Mulher nos Cinemas Nacionais

É interessante observar que, percorridos vários cinemas nacionais, com casos mais ou menos peculiares, há uma enorme diversidade de imagens da mulher, que nos são apresentadas. À partida, poderia pensar-se que tal se devia ao facto de proliferarem imagens-tipo de uma nação. No entanto, se as analisarmos um pouco mais cuidadosamente, observamos que há, normalmente, uma convergência da imagem da mulher, numa determinada época, em praticamente todos os cinemas nacionais – exceptuam-se os casos particulares de indústrias produtoras controladas pelos Estados ou que servirão de propaganda a um regime (o caso português ou soviético, por exemplo).

 

Este facto é, claramente, fruto da própria época do cinema: o século XX. A abertura e facilidade de comunicações ao longo de todo o século, a chamada globalização, bem como acontecimentos ocorridos à escala mundial, tais como as Grandes Guerras, levam a que os assuntos tratados na Europa sejam, basicamente, os mesmos que os trabalhados nos Estados Unidos.
Por outro lado, sabemos que a produção cinematográfica americana é a maior e mais exportadora, pelo que as imagens apresentadas influenciam, claramente, todas as obras que sejam produzidas em países consumidores desta indústria.
No caso de situações pontuais controladas por um regime ou Estado, como o é o cinema soviético, a imagem apresentada da mulher corresponde à imagem que o poder quer transmitir da mulher e, muitas vezes, como modelo para ser seguido: é, assim, um objecto propagandista.
 

 



publicado por Área de Projecto às 16:05
link do post | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Maio 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

25
26
27
28
29
30



posts recentes

...

1. Breve História da Mulh...

1.1. Primórdios, Primeira...

2. A Mulher no Cinema Mun...

2.1. A Mulher no Cinema A...

2.2. A Mulher no Cinema F...

2.3. A mulher no Cinema A...

2.4. A Mulher no Cinema I...

2.5. A Mulher no Cinema E...

2.6. A Mulher no Cinema S...

arquivos

Maio 2009

Trabalho realizado por:
Catarina Viana, Irina Pedroso, Joana Alves e Sarah Saint-Maxent
Coordenadas pela
Professora Cecília Cunha
subscrever feeds